Estrutura > Centro cirúrgico

Centro Cirúrgico 

Centro Cirúrgico

 

Composto por seis salas equipadas para atender desde procedimentos de baixa complexidade até neurocirurgias, o complexo cirúrgico conta ainda com uma Central de Material e Esterilização e um ambiente especialmente elaborado para a recuperação anestésica de pacientes que ficam em observação até que sua consciência e estabilidade clínica sejam restabelecidas.

Uma das salas, indicada principalmente para a realização de implantes e colocação de próteses, possui sistema de filtragem e fluxo laminar – uma espécie de cortina de ar de alta pressão que isola a mesa cirúrgica do resto do ambiente, impedindo, assim, a entrada de micro-organismos. Essa sala realiza cinco vezes mais troca de ar do que uma normal.

O Centro Cirúrgico do Hospital Pasteur se destaca também pelo pioneirismo do uso do Kinect – videogame em que os jogadores interagem por meio dos movimentos do corpo – durante os procedimentos cirúrgicos. Tal software, instalado em seis salas cirúrgicas, permite que os médicos visualizem os exames do paciente, em alta resolução, apenas com os movimentos das mãos, a distância. Além da inovação tecnológica, a iniciativa visa reduzir o risco de infecções, porque o médico, paramentado de forma estéril, não precisa tocar no equipamento.